Misericórdia de Penafiel

Portuguese English French German Greek Italian Polish Spanish

Edição n.º 40 Abril de 2019

Valências

Rotas das Igrejas da Cidade de Penafiel

Apresentação Pública
 

Na passada quarta-feira, 2014-04-15, no Salão Nobre da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel, foi divulgado a “Rota das Igrejas de Penafiel”.

Com efeito, por iniciativa desta Santa Casa e logo abraçada a ideia pela Câmara Municipal (Pelouro do Turismo), com a presença do Ex.mo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, do Senhor Vereador do Pelouro do Turismo, do Provedor da Misericórdia, Júlio Mesquita e do Mesário responsável pelo património cultural e sacro da Santa Casa, Dr. Coelho Ferreira, perante representantes das Confrarias de todas as Igrejas da Cidade de Penafiel, do Senhor Pároco da Freguesia de Penafiel, de alguns Irmãos e pessoas anónimas, para além da Comunicação Social, foi apresentada a «Rota das Igrejas de Penafiel», a realizar nos 1ºs e 3.ºs sábados de cada mês (maio a setembro), pelas 9,30 horas, pedonal, com saída da Igreja da Misericórdia e terminando na de Santo António dos Capuchos, e ainda num outro percurso de miniautocarro, no último sábado de cada mês, pelas 14,30 horas, também com saída e chegada, da Igreja da Misericórdia e à de Santo António dos Capuchos, respetivamente.

Trata-se de uma acção no sentido de dar a conhecer grande parte do património sacro de Penafiel, promovendo o turismo religioso, nesta Cidade, com evidentes benefícios culturais e até de outra índole.

Não só os visitantes de outras terras, como os Penafidelenses, terão oportunidade de saber mais sobre a sua terra.

As visitas serão ciceroneadas por licenciados em História de Arte, a trabalharem no Museu de Arte Sacra da Santa Casa da Misericórdia.

Sua Excelência, o Senhor Presidente da Câmara muito elogiou esta iniciativa, secundado pelo Vereador Adolfo Amílcar, e que o Provedor e toda a Mesa Administrativa muito agradeceu a colaboração, pois como referido, muito contribuirá para que Penafiel, também neste campo, marque pontos…

Um agradecimento ainda referido, a todas as Confrarias que se disponibilizarão para abrir as portas dos seus templos e um muito obrigado ao Pároco de Penafiel, Reverendo Padre Paulo Jorge, pelo apoio que a esta iniciativa deu, salientou-se ainda.